Você sabia que da casca da mandioca podemos tirar um "palmito"?

A mandioca é uma raiz com alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias), possui sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B. A safra da mandioca ocorre de Janeiro a Julho. De acordo com a região do Brasil ela possui nomes diferentes: macaxeira, aipim, castelinha, macamba etc.


A mandioca-brava é uma espécie venenosa e não pode ser consumida sem a retirada do veneno. A mandioca é a base da alimentação de muitas tribos de índios do Brasil, a farinha de mandioca é muito utilizada na culinária brasileira, a tapioca é produzida com a farinha de mandioca. O polvilho também é produzido a partir da mandioca.

 
Possui uma casca fina na cor marrom, sendo que a parte interna é branca.  Normalmente descascamos a mandioca, e desprezamos a casca toda. Se você pegar a casca e tirar só a pele escura - que fica suja de terra, e cozinhar a parte branca grossa da casca, ela vira um "palmito" delicioso. Pode ser usado como salada (temperado normalmente), em recheios de tortas, picadinho, ou como substituto do palmito em qualquer outra receita. Experimente!!!!

Comentários