Pular para o conteúdo principal

RECEITA DE TÂMARAS RECHEADAS E CARAMELIZADAS

 
 
Meu marido sempre me falava de um tal docinho que ele comeu há algum tempo e que adorou, mas nunca mais achou. Me explicava e eu não entendia exatamente o que ele queria. Um dia, resolvi tentar entender e fazer o tal docinho de tâmaras recheadas.
Pesquisei, pesquisei, e encontrei algumas opções. Resolvi fazer a que eu achei a mais parecida com a descrição dele.
Fiz e ficaram deliciosos! Ele disse que era exatamente isso. Ponto pra mim!!!
Fácil de fazer!

 
Ingredientes para o doce:
35 tâmaras sem caroço
01 lata de leite moça (leite condensado)
1/2 vidro de leite de coco
03 gemas passadas na peneira
01 colher de sopa de manteiga (sem sal)

MF:
Corte as tâmaras em quatro, sem desgrudar totalmente - reserve
Em uma panela coloque os outros ingredientes e cozinhe até desgrudar do fundo da panela - ponto de brigadeiro para enrolar. Deixe esfriar.
Faça um rolinho com um pouquinho de massa - o suficiente para encher uma tâmara, abra as tâmaras e coloque o rolinho lá dentro. Recheie todas e reserve.

Ingredientes para o caramelo:
03 xícaras de açúcar
1 e 1/2 xícaras de água
03 colheres de sopa de vinagre

MF:
Coloque todos os ingredientes em uma panelinha, mexa bem e deixe ferver por aproximadamente 25 minutos. DURANTE A FERVURA NÃO PODE MAIS MEXER!
Se criar uma espuma enquanto ferve, retire a espuma com uma colher, mas não mexa o caramelo.
Após 20 minutos de fervura, pegue um pouquinho do caramelo com uma colher e jogue em um copo com água gelada. Preste atenção: se fizer "crec", pegue o caramelo dentro do copo e veja se está "quebradiço". Se estiver, está pronto. Se não, deixe ferver mais um pouco até que isso aconteça.
Agora diminua o fogo e vá caramelizando os docinhos.
Eu não tenho a grelha para escorrer o caramelo, então untei minha pia de granito com um pouco de óleo de canola e coloquei os docinhos já caramelizados para secar ali. Solta facilmente depois de frio.
Ficaram deliciosos!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que da casca da mandioca podemos tirar um "palmito"?

A mandioca é uma raiz com alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias), possui sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B. A safra da mandioca ocorre de Janeiro a Julho. De acordo com a região do Brasil ela possui nomes diferentes: macaxeira, aipim, castelinha, macamba etc. A mandioca-brava é uma espécie venenosa e não pode ser consumida sem a retirada do veneno. A mandioca é a base da alimentação de muitas tribos de índios do Brasil, a farinha de mandioca é muito utilizada na culinária brasileira, a tapioca é produzida com a farinha de mandioca. O polvilho também é produzido a partir da mandioca.   Possui uma casca fina na cor marrom, sendo que a parte interna é branca.  Normalmente descascamos a mandioca, e desprezamos a casca toda. Se você pegar a casca e tirar só a pele escura - que fica suja de terra, e cozinhar a parte branca grossa da casca, ela vira um "palmito" delicioso. Pode ser usado como salada (te...

PÃES E SUAS CALORIAS

  Bom saber, né? beijocas, Lyli Fonte: facebook - Nutrição & Vida 

OS 05 PRINCÍPIOS DE REIKI

Vamos praticar? beijocas estaladas, Lyli