RECEITA DE TÂMARAS RECHEADAS E CARAMELIZADAS

 
 
Meu marido sempre me falava de um tal docinho que ele comeu há algum tempo e que adorou, mas nunca mais achou. Me explicava e eu não entendia exatamente o que ele queria. Um dia, resolvi tentar entender e fazer o tal docinho de tâmaras recheadas.
Pesquisei, pesquisei, e encontrei algumas opções. Resolvi fazer a que eu achei a mais parecida com a descrição dele.
Fiz e ficaram deliciosos! Ele disse que era exatamente isso. Ponto pra mim!!!
Fácil de fazer!

 
Ingredientes para o doce:
35 tâmaras sem caroço
01 lata de leite moça (leite condensado)
1/2 vidro de leite de coco
03 gemas passadas na peneira
01 colher de sopa de manteiga (sem sal)

MF:
Corte as tâmaras em quatro, sem desgrudar totalmente - reserve
Em uma panela coloque os outros ingredientes e cozinhe até desgrudar do fundo da panela - ponto de brigadeiro para enrolar. Deixe esfriar.
Faça um rolinho com um pouquinho de massa - o suficiente para encher uma tâmara, abra as tâmaras e coloque o rolinho lá dentro. Recheie todas e reserve.

Ingredientes para o caramelo:
03 xícaras de açúcar
1 e 1/2 xícaras de água
03 colheres de sopa de vinagre

MF:
Coloque todos os ingredientes em uma panelinha, mexa bem e deixe ferver por aproximadamente 25 minutos. DURANTE A FERVURA NÃO PODE MAIS MEXER!
Se criar uma espuma enquanto ferve, retire a espuma com uma colher, mas não mexa o caramelo.
Após 20 minutos de fervura, pegue um pouquinho do caramelo com uma colher e jogue em um copo com água gelada. Preste atenção: se fizer "crec", pegue o caramelo dentro do copo e veja se está "quebradiço". Se estiver, está pronto. Se não, deixe ferver mais um pouco até que isso aconteça.
Agora diminua o fogo e vá caramelizando os docinhos.
Eu não tenho a grelha para escorrer o caramelo, então untei minha pia de granito com um pouco de óleo de canola e coloquei os docinhos já caramelizados para secar ali. Solta facilmente depois de frio.
Ficaram deliciosos!!!!
Postar um comentário

REFLEXÃO DOS 4.9!!!

Completei 49 anos! E como todo ano, veio a pergunta do Alê: - "Qual a reflexão do dia?". Desta vez foi bem fácil! A reflexão é: ...