ARROZ



Arroz é a terceira maior cultura cerealifera do mundo, ultrapassado apenas pelo milho e pelo trigo. Para ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura  ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados. Originário do Japão, onde é cultivado há pelo menos 7 mil anos, o arroz é presença marcante no cotidiano do povo asiático. Em muitas culturas do continente, é comum que uma mãe dê ao recém-nascido alguns grãos de arroz já mastigados, num ritual que significa sua chegada à vida.
No Vietnã, o cereal está tão integrado à alma dos camponeses que muitos fazem questão de ser sepultados nos arrozais. Durante os enterros há farta distribuição de arroz, como muitas festas, cantos e danças.
Jogar arroz em recém-casados é um ato que representa votos de abundância ao novo casal.


Para fazer um arroz soltinho e bem branquinho, use a seguinte medida: para cada medida de arroz, use 02 medidas de água.

Receita básica de arroz :
Ingredientes:
04 dentes de alho
02 xícaras de arroz cru
sal a gosto
azeite para refogar
04 xícaras de água

MF:
Refogue o alho no azeite, acrescente o arroz cru e refogue bastante. Acrescente as 04 xícaras de água de uma só vez, abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água secar, com a panela tampada. Esta medida dá para 04 pessoas.
Você pode colocar no arroz, na hora do cozimento, vários ingredientes que vão dar um sabor especial. Eu uso salsão, cebolinha, ervilhas congeladas, cenoura ralada, sempre um ingrediente em cada receita. Pode também trocar o alho por cebola ralada ou picadinha. Eu normalmente uso o alho pois não aprecio muito o sabor da cebola cozida no arroz. Não é bom colocar os dois, pois os sabores se misturam muito e não fica com gosto nem de um, nem de outro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que da casca da mandioca podemos tirar um "palmito"?