CHARUTOS - RECEITA DA VOVÓ


Charutinhos é o meu prato predileto! Desde pequena! Meus avós vieram da Moldávia, e a comida na casa deles era um pouco diferente da comida brasileira. Muitas conservas e comidas mais "fortes".
Tudo muito gostoso!
Sempre pedia para a vovó fazer charutinhos. Depois que ela se foi, eu "perturbava" minha mãe para fazer os tais charutinhos. Um dia resolvi me aventurar e os fiz eu mesma! Não é que ficou igualzinho!?!
Amei!
Receita (para servir 04 pessoas):
1/2 kg de carne moída crua
02 xícaras de arroz cru
hortelã - fresca o seca
sal
5 dentes de alho esmagados
10 dentes de alho inteiros e com casca
01 cebola ralada
1 colher (café) rasa de pimenta síria
sal
01 limão
01 colher de margarina
01 cabeça de repolho
Misture a carne e o arroz e tempere com alho esmagado, cebola ralada, sal, pimenta síria, limão espremido, hortelã picadinha e a margarina. Misture bem. Reserve.






Coloque uma panela de água para ferver. Solte folhas do repolho - inteiras - uma a uma e coloque na água fervendo até elas amolecerem (ficarem maleáveis).





Forre o fundo da panela com algumas folhas do repolho - as partes que se danificaram e as mais grossas.
Enrole os charutinhos: abra a folha do repolho, coloque uma porção da carne com arroz e enrole bem apertadinho, fechando as pontas quando possível. Não faça eles muito grandes. Os menores são mais gostosos!








Vá colocando eles na panela, formando camadas.
Coloque alguns dentes de alho com casca, entre os charutos. Eles ficarão como uma pasta de alho envolta e na casca. Quem gosta, pode comer com os charutos ou com pão. Fica bem bom!!!
Quando terminar, cubra tudo com água, coloque um prato (eu uso de sobremesa) em cima e coloque um peso (eu tenho essa "pedrinha" que ganhei de minha irmã, e uso só pra culinária). Deixe cozinhar em fogo baixo. Eu não sei bem o tempo de cozimento, mas creio que seja em torno de 25 min, o tempo de cozinhar o arroz. É bom provar um de vez em quando, pra ver se já está cozido.

Pode servir como prato único. Aqui em casa comemos com um creme feito com tahine, limão, alho e sal; com azeite; ou somente com limão.  
Gostou?
Curta, comente, compartilhe!
Sua opinião é importante!
Obrigada pela visita,
beijocas estaladas,
Lyli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabia que da casca da mandioca podemos tirar um "palmito"?